NOTÍCIAS

Autarquia de Arcoverde apresenta resultados da contrapartida educativa do PROUPE

A Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, no Sertão do Estado, realizou nesta quarta-feira (06/11) o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da unidade de ensino, com 48 trabalhos apresentados por 238 alunos bolsistas do Programa Universidade para Todos de Pernambuco (PROUPE). Os trabalhos acadêmicos, que fazem parte da contrapartida educativa do programa, foram desenvolvidos pelos bolsistas com foco no contexto social e educacional da região. O congresso contou ainda com palestras e apresentações culturais. A autarquia de Arcoverde é uma das 13 unidades de ensino superior municipais que compõem o Proupe.

O coordenador do Proupe, César Andrade, e a gestora técnica Celeste Maia, participaram do congresso e conferiram de perto alguns trabalhos e a infraestrutura da instituição de ensino. César explicou que é essencial, em qualquer unidade de ensino superior, a prática do ensino associada a pesquisa e a extensão. “Só assim teremos o aprendizado teórico, a formação prática e a produção de conhecimento”, complementou.

Proupe – Criado em 2011 pelo Governo do Estado, através da Lei nº 14.430/2011, o Programa Universidade para Todos de Pernambuco (PROUPE) concede bolsas de estudo para alunos egressos de escola pública, bolsistas integrais de escola particular e professores da rede pública de ensino nas Autarquias Municipais sem fins lucrativos, representando uma política pública relevante para o acesso à educação superior e formação de recursos humanos qualificados em Pernambuco.

O Proupe beneficia de forma direta 13 Autarquias de Ensino Superior localizadas no interior do Estado de Pernambuco. Durante o longo dos anos, as Autarquias municipais vêm exercendo um papel fundamental na formação de recursos humanos qualificados no interior do Estado, permitindo a inserção dos estudantes em cursos superiores próximos ao local de residência.