NOTÍCIAS

Presidente da Assiespe recepciona comitiva chinesa da CUFE

Uma comitiva, composta por professores chineses da Universidade Central de Finanças e Economia de Pequim (CUFE) esteve no Recife, na reitoria da UPE, para cumprir uma extensa agenda e disseminar a cultura asiática para os pernambucanos. O presidente da Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco – Assiespe, Antônio Habib, fez parte do grupo que recepcionou a comitiva. Ao lado de Habib estiveram o reitor e a vice-reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), os professores Pedro Falcão e Socorro Cavalcanti; o diretor brasileiro do instituto Confúcio, Prof. Lin She Pin, o diretor chinês do instituto, Peng Xiantang, o assessor de Relações Internacionais, Prof. Karl Schurster, o assessor especial da reitoria, Prof. José Guido Corrêa de Araújo, o coordenador da Comissão Própria de Avaliação, Prof. Ademir Nascimento. Além do presidente da Abruem e Reitor e o coordenador de Relações Internacionais, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), os professores Antonio Rangel Júnior e Cláudio Lucena, respectivamente, o presidente da, o Pró-Reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Prof. Dilton Maynard.

 

De acordo com Antonio Habib, a proposta é que as autarquias municipais de ensino superior de Pernambuco se aproximem do Instituto Confúcio para o fortalecimento da educação no estado e promoção do intercâmbio cultural entre Brasil e China. O Instituto é uma organização educacional pública sem fins lucrativos vinculada ao Ministério da Educação da República Popular da China, cujo objetivo é promover a língua e a cultura da China, dar apoio ao ensino da língua chinesa e facilitar o intercâmbio cultural em todo o mundo.


A comitiva participou também da inauguração do Centro Sino-Brasileiro de Pesquisas Socioeconômicas do Instituto Confúcio da UPE e da celebração do sexto aniversário do instituto.