NOTÍCIAS

Facape e a Universidade de São Caetano do Sul fortalecem parceria em novo convênio para compartilhamento de ambientes de ensino e qualificação de professores

Na última quarta-feira (04/03), o presidente da Facape, Professor Antônio Habib e o reitor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Professor Marcos Sidnei Bassi, assinaram em São Caetano do Sul – SP, um protocolo de intenções como início de uma parceria entre as instituições de ensino. O objetivo é realizar projetos e atividades comuns voltadas para a qualificação profissional dos alunos, professores e técnicos na área de formação em saúde, já que a Facape está pleiteando junto ao Conselho Estadual de Educação o curso de medicina para a faculdade.

Além disso, a USCS irá proporcionar formação didático-pedagógica aos docentes, dando acesso aos programas de qualificação e atualização de conhecimentos. A USCS ministrará aos discentes os cursos de Formação de Tutores em Metodologias Ativas, Construção de Problemas, Avaliação de Desempenho e Feedback em Grupos Tutoriais, Preceptoria Clinica, Construção de Questões. Além da capacitação em ações de integração ensino e serviço, como o SUS escola – programa que integra a instituição de ensino com preceptores da atenção primária à saúde. Em contrapartida, a Facape também se compromete a compartilhar espaços de estudo, instalações e equipamentos que proporcionem as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural.
O Presidente da Facape Antonio Habib, celebrou a parceria estabelecida com a USCS por se tratar de uma universidade de destaque no estado de São Paulo, com excelentes resultados na aprovação de residência médica. “Estamos transcendendo as barreiras dos estados. Esse protocolo é um avanço para a implementação de cursos da área de saúde. Essa aproximação fortalece ainda mais as instituições para que efetivamente nosso projeto com o curso de medicina avance aqui na Facape.” conclui Habib.

A USCS, que se destaca na formação dos profissionais de medicina, celebra a nova parceria.”Entendo que as Autarquias Municipais têm uma importância fundamental no desenvolvimento local e regional nas cidades em que estão atuando. Para nós, estabelecer essas parcerias fortalecem nossos vínculos e otimizam nossas ações”, afirma Bassi.

Este Protocolo de Intenções é mais uma das ações da Facape para o fortalecimento dos vínculos entre as Instituições de ensino. Em fevereiro, a Facape assinou protocolo de intenções com a Univasf permitindo o compartilhamento de infraestrutura e equipamentos, principalmente os laboratórios de medicina. Já formou convênios com a UPE e Secretaria Municipal de Saúde também para compartilhamento de estruturas e de conhecimento técnico e científico.

Fonte: FACAPE