NOTÍCIAS

ASSIESPE realiza reunião remota com as autarquias associadas e a equipe técnica da SECTI-PE. Na pauta, o PROUPE.

Nesta sexta-feira dia 12/06, às 14h, Presidentes das Autarquias associadas à ASSIESPE participaram de reunião de trabalho, através de plataforma digital, com a Profa. Ana Gleide de Souza Leal Sá, Presidente da ASSIESPE, e a equipe técnica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI-PE).

A retomada na concessão de bolsas estudantis para alunos de ensino superior das 13 autarquias municipais de ensino superior de Pernambuco através do PROUPE foi o principal ponto da pauta e sobre a qual destacaram-se:
- As formas de contrapartida dos alunos bolsistas em tempo de pandemia;
- Demonstrativos digitais por intermédio do sistema Vision, que permitem transparência das ações educacionais e investimentos do Governo de Pernambuco voltados à promoção do acesso ao ensino superior por intermédio das autarquias. 
- Registro de que há muita expectativa para a abertura de novos editais de seleção para alunos bolsistas do PROUPE, principal solicitação para a continuidade desta importante e exitosa Política Pública Educacional de PE.

Para a Presidente da ASSIESPE, Profa. Ana Gleide, “o PROUPE é política educacional de inclusão e, ao longo dos seus 9 anos, tem cumprido o seu objetivo de elevar o patamar da educação superior no interior do Estado e de contribuir para a inserção no mercado de trabalho de jovens pernambucanos que residem no interior. Portanto, buscaremos os diálogos institucionais e políticos necessários à sua retomada e consequente abertura de editais públicos de bolsas de estudos, que há dois anos estão suspensos."

Professor Antônio Habib, presidente da autarquia de Petrolina (FACAPE) e também do Conselho Estadual de Educação, destacou a importância do PROUPE e demonstrou sua preocupação com a crise financeira sanitária e lembrou que as autarquias não dispõem de mecanismos outros de financiamento que não sejam as mensalidades dos alunos e as bolsas do PROUPE, frisando que eventuais concessões de descontos, além dos já previstos e concedidos, põem em risco a regularidade e continuidade dos serviços educacionais das autarquias de Pernambuco.

O professor Flávio Miranda, presidente da AEMASUL, lembrou que a autarquia de Palmares, no dia 22/06 estará comemorando seu meio século de existência e reiterou a necessidade de que "em tempos difíceis se exige mais ousadia e arrojo na articulação político-institucional nos diversos níveis de governo, quer municipal, estadual ou federal. Para isso precisamos do apoio concreto e da sensibilidade dos políticos e gestores para superarmos as adversidades sociais e econômicas da Covid-19."

Ao final do produtivo encontro de trabalho, todos fomos conclamados a estender nossas ações e preces no sentido de que possamos, não apenas comemorar o aniversário das Autarquias Educacionais de PE, mas que também possamos continuar a contribuir decisiva e fortemente para a superação dos desafios tecnológicos, sociais, econômicos e educacionais, que somente a união de forças pode abater e suplantar.
______

Siga a ASSIESPE no Instagram: @assiespe.oficial