NOTÍCIAS

Presidente do Conselho Estadual de Educação discute parcerias com o Governo do Reino Unido para o Ensino Superior em Pernambuco

Nessa quinta-feira(29), o Presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco Antonio Habib, se reuniu com o Cônsul do Reino Unido Graham Tidey, e a equipe de trabalho da educação do Consulado. O grupo discutiu parcerias entre Universidades Brasileiras e Britânicas.

O Cônsul britânico citou o projeto já implementado entre o Governo de Pernambuco e o Governo do Reino Unido, o  “Ganhe o Mundo”,  de intercâmbio de brasileiros e  a possível implementação em Pernambuco, do projeto de bolsas de mestrado. O Presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco Antonio Habib, ressaltou a necessidade do aprendizado da língua inglesa para os jovens estudantes, a busca de parceria com a China, em 2019 e a importância de encontrar caminhos, não só para a educação básica mas também para a educação superior. Para o Presidente o ensino superior no Estado, com a Universidade de Pernambuco e as Autarquias Municipais, ganha muito com essa parceria.  Das treze Autarquias Municipais do Estado, onze têm cursos de formação de professores. Grande parte dos professores de Pernambuco são oriundos dessas faculdades que estão distribuídas de norte a sul do estado. Com essa parceria, incluindo o CEE, UPE e as Autarquias, a gente pode fazer um trabalho importante para a melhoria do ensino.” Ressaltou Habib

Uma das técnicas do consulado para a educação, Bárbara Lotierzo, expôs as potenciais áreas de parceria, destacando formação de professores, tecnologia para a educação, educação bilíngue e formação técnica. “Com o estudo bilíngue dentro das diretrizes curriculares é importante discutir a formação de professores, a avaliação e a tecnologia para essa proposta de educação. Nós queremos identificar as áreas para as parcerias. Se são técnicas de ensino ou formação dos professores, por exemplo.” Declarou Bárbara

“Nossa parceria inclui Universidades Britânicas, Universidades Estaduais e vemos toda a possibilidade de incluir as Autarquias Municipais no planejamento para 2021, considerando como prioridades o ensino superior e a internacionalização do ensino, que possa ser uma parceria a longo prazo. Trabalhando a  tecnologia para a educação, melhorando o ensino e pensando formas diferentes e criativas  para explorar essas ferramentas.” Explicou a técnica  do Consulado Britânico para a educação, Larissa Vazquez.

 O Cônsul do Reino Unido,  Graham Tidey ressaltou a importância de contar com a participação do CEE, nos ambientes virtuais. “Sabemos que no mundo todo a educação precisa mudar. O ensino de inglês, a educação a distância, tudo está mudando, e a hora é agora. Temos oportunidade de debater e encontrar soluções. São muitas as oportunidades que temos para explorar nessa parceria. Qualificação e formação para Pernambuco como já trabalhamos em outros estados do Brasil e países da América Latina.” Destacou Tidey.

Antonio Habib destacou a  importância da participação do Ensino Superior e dos conselheiros do CEE-PE, nos próximos encontros.  “O Conselho é uma entidade de colaboração com outras frentes. “Temos muito a contribuir e receber de experiências do Reino Unido, o que fortalecerá ainda mais o nosso sistema de educação” – concluiu.

 A vice-presidente, Giselly Muniz ressaltou a importância de estreitar a parceria com o Reino Unido. Destacou, também, o Programa Conectaaí, na Plataforma Educa-PE, o Núcleo de Línguas e o Programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco e o ensino profissionalizante, que passa pela autorização do CEE-PE. “Temos experiência, precisamos trazer inovações nesse tempo de pandemia, como o estado de Pernambuco tem feito” – afirmou Giselly.

Fonte: ASCOM/FACAPE

CLIQUE AQUI E SIGA A ASSIESPE NO INSTAGRAM