NOTÍCIAS

ANIMES promove evento online inédito com a participação de instituições municipais de ensino superior de todo o Brasil

A ANIMES - Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior – promoveu nesta última terça-feira (24/11) o inédito evento on-line sobre o desafiador tema: Educação, Pandemia e Marco Regulatório.

 

O Prof. Dr. Marcos Bassi, presidente da ANIMES, fez a saudação inicial aos convidados e ao público conectado, registrando a importância do evento, em especial pelos diálogos dos experientes profissionais a partir das mais recentes pesquisas, cenários, avaliações e estatísticas sobre a Educação Nacional.

 

Num colóquio franco e direto, a presidente do Conselho Nacional de Educação - CNE, Profa. Maria Helena Guimarães, analisou os cenários do atual momento e o futuro próximo da educação, consignou que o “futuro continuará nos surpreendendo” com a adoção de pedagogias inovadoras, com o ensino híbrido exigindo hábeis e ágeis planejamentos contínuos, revisão e avaliação permanentes dos modelos acadêmicos, inclusive do ensino a distância. Para até 2030, previu o acelerado fluxo de parcerias, pesquisas, internet acessível, fluidez de comunicação, aulas de menor duração com intensa interatividade e concluiu afirmando que “temos muito a fazer para e pela causa Educação” no pós-pandemia.

 

O Economista Rodolfo Matos, Diretor de Operação da Infinity IT Services, abordou o aceleramento da transformação digital na educação superior, as inovações em ondas e ciclos mais curtos e frequentes, a multiplicidade de novas formas empresariais, empregos e investimentos, focados em resultados e voltados ao mercado digital, exemplificando tendências de financiamentos na educação, na qual o estudante capacitado recupera ou inicia o ressarcimento do que se investiu na sua educação, quando se inicia a sua vida profissional e ao longo dela, cada vez mais focada em habilidade e competências direcionadas aos novos perfis de ocupações e empregos.

 

O Professor Dr. Sebastião Pereira, Reitor da Universidade Rio Verde (UniRV), apontou a urgência de se adotar metodologias, aulas e práticas mais atrativas, desafiadoras e envolventes, concepção de disciplinas modulares e em ciclos de formação, ressaltando que o uso emergencial das tecnologias oportunizou a aproximação dos modelos de ensino presencial, remoto síncrono e a distância, além da urgência na implantação de bibliotecas, secretarias, protocolos, setores financeiro, contábeis, administrativos e acervos integrados e digitais.

 

Coube ao Prof. Antônio Habib, Presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE), enaltecer a clareza, objetividade e relevância dos temas e desafios a serem suplantados. Agradeceu aos ilustres expositores, ao Diretor Executivo da ANIMES, Sandoval Nassa, a presidente da ASSIESPE, Profa. Ana Gleide, e respectivas equipes pelo entrosamento e eficiência na condução dos trabalhos do evento que confirmava a importância do enlace de forças, da qual era exemplo o seleto e engajado público que participou ativamente da rodada de conversas e diálogos remotos sobre a Educação em tempos de pandemia no Brasil.

 

A "Conversa Remota" foi transmitida através dos canais da ASSIESPE – Associação Municipal das Instituições Municipais de Ensino Superior de Pernambuco - no Facebook e no YouTube, em uma ação direcionada pela presidente da ASSIESPE, Profa. Ana Gleide e organizada pelo Diretor Executivo da ANIMES, Sandoval Nassa.

 

Compõem a ANIMES, as Instituições de Ensino Superior vinculadas à Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco (ASSIESPE), à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), à Associação das Instituições de Educação Superior do Sistema Educativo do Estado de Goiás (AIESG) e à Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo (AIMES-SP).

 

Siga a ASSIESPE no Instagram e Facebook.