Presidente da ASSIESPE apresenta demandas das autarquias de ensino superior ao Ministro da Educação
Um documento com as principais demandas das autarquias de ensino de Pernambuco foi entregue, pessoalmente, pelo presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Rinaldo Remígio, ao ministro da Educação, Mendonça Filho. O professor, que também é presidente da Assiespe (Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco), participou – a convite do reitor da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), Julianeli Tolentino – da caravana do ministro que percorreu o campus da universidade em Petrolina, nesta segunda-feira (15).
Entre os pleitos apresentados, Remígio solicitou o apoio do Governo Federal para a concessão de 13 mil bolsas aos alunos das autarquias, além da criação de incentivos para aprovação e financiamento de projetos de mestrados e doutorados.
“Também conversamos com o ministro sobre programas para implantação de melhorias na infraestrutura física, acessibilidade e atualização tecnológica das instituições. As autarquias, por sua vez, dariam contrapartidas, como a formação continuada de professores e o apoio a programas institucionais do MEC”, explicou o presidente da Facape.
Remígio ainda ressaltou a importância das autarquias para o desenvolvimento do Estado, que hoje somam 20 mil alunos, mais de mil professores e 31 cursos. “Nós pedimos que o MEC tenha um olhar especial para as autarquias, no sentindo de inseri-las junto ao ministério”, pontuou. O ministro se comprometeu a analisar os pleitos e agendar um próximo encontro em Brasília ou na capital pernambucana.
Monyk Arcanjo
Jornalista
Ascom Facape