NOTÍCIAS

Presidente e vice-presidente da ASSIESPE participam de reunião da comissão para discussão da reformulação da lei do PROUPE

Na última quinta-feira (10/02), a presidente e a vice-presidente da ASSIESPE, Ana Gleide Leal e Adriana Carvalho participaram de reunião remota com a equipe técnica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI-PE) para analisar o projeto de reformulação do PROUPE – Programa Universidade para Todos. 

O PROUPE foi criado em 2011, por meio da Lei Estadual nº 14.430/2011, com um total de 6 mil bolsas distribuídas nas 13 Autarquias. Entre os anos de 2014 e 2015, a quantidade de bolsa disponibilizada dobrou, atingindo 12 mil estudantes, no entanto, desde 2015 o número de beneficiários tem caído, exponencialmente, e atualmente apenas beneficia 400 bolsistas.     

A lei do programa prevê reformulação a cada cinco anos. A última requalificação aconteceu em 2017 e, desde então, os editais publicados não conseguem contemplar os alunos matriculados nas autarquias educacionais de PE. Assim, a SECTI assumiu o compromisso de garantir que com as novas mudanças não haja vacância no número de bolsas, conforme se presenciou no último edital publicado em novembro de 2021. 

Além da presidente e vice-presidente da associação, participaram da reunião, o Prof. Osmar Cordeiro, membro da comissão que representa a ASSIESPE na reformulação do programa, César Augusto, diretor de políticas de C,T&I e competitividade da SECTI, Celeste Maia e Maria do Carmo, da equipe técnica da SECTI/PROUPE.