Em 15 de setembro, dando continuidade ao 4º Fórum Nacional da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (ANIMES), em Gurupi-TO, mais palestras fecharam a programação do evento.
Três palestras marcaram a manhã: a primeira, com o tema "Conselhos de Educação na regulação do Ensino Superior: competências e limites", ministrada por Geraldo Grossi Júnior; a segunda, proferida pelo presidente do Conselho de Educação do Tocantins, Evandro Borges Arantes; e, por fim, a palestra virtual de André Macedo e Simone Telles, com o tema "O sonho como força motriz da educação pública". Também aconteceu uma mesa redonda para discutir fundações públicas e privadas, além da assinatura da Carta de Rio Verde.
À tarde, mais duas palestras encerraram o evento: a primeira, com o tema "Programas de mestrado e doutorado à distância no Brasil: medidas para aprimoramento da regulação e avaliação", ministrada por Cleunice Rehem; e a última, com o tema "Nova lei de licitações", ministrada por Leonardo Ladeira com a debatedora Daniele Veríssimo.
Realizado em parceria com a Universidade de Gurupi (UnirG) e a Fundação UnirG, instituição municipal de ensino superior de Gurupi, o evento teve como objetivo fortalecer a rede de cooperação entre as instituições municipais de ensino superior com alianças estratégicas e compartilhamento de ideias e ações efetivas nas mais diversas áreas.
Marcaram presença no fórum: a professora Ana Gleide Leal, presidente da ASSIESPE e da ABCDE/CESVASF e vice-presidente da ANIMES, representando as regiões Norte e Nordeste; a professora Adriana Carvalho, vice-presidente da ASSIESPE e presidente da AESGA; o professor Antônio Habib Carvalho, presidente da ANIMES e do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco; Larissa Soeiro, interventora da AEVSF; e a professora Geyza Vieira, vice-diretora do CESVASF.