NOTÍCIAS

Membros da Assiespe discutem fortalecimento do PROUPE [errata]

Esta quarta-feira (31) marcou a realização de mais um encontro entre membros da Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco - Assiespe. A audiência foi uma iniciativa da presidência da entidade para dar continuidade a trabalhos e discussões em andamento.

O encontro aconteceu no plenário do CEE/PE, espaço cedido pelo presidente do Conselho, Ricardo Chaves, que foi convidado e esteve presente para recepcionar a Assiespe. O presidente da Assiespe, Antonio Habib, conduziu  a reunião e recepcionou os demais presidentes e representantes das 13 Autarquias Educacionais que compõem a Associação.       

A reformulação do Programa Universidade para Todos de Pernambuco (PROUPE) voltou a ser tema central da reunião. Estava programada para esta quarta-feira uma audiência com o governador, Paulo Câmara, para tratar sobre a pauta. A discussão precisou ser adiada, já que o gestor estadual está envolvido em questões para dirimir os danos causados pelos fortes chuvas que atingiram Pernambuco e deixou milhares de desabrigados e desalojados.

Com a impossibilidade de discutir de forma mais aprofundada o programa, a reunião seguiu com as discussões que versaram sobre o Fórum para discussão das Políticas Públicas para o Ensino Superior do Estado, previsto para o mês de setembro. Na ocasião ficou definido que a Autarquia de Garanhuns sediará o evento. Outro aspecto tratado na reunião foi a fala do assessor jurídico da Assiespe, Adriano Fábio, que destacou o êxito da Associação na defesa dos interesses comuns das Autarquias e as superações vivenciadas com as mudanças mercadológicas. O grupo ainda defendeu a importância da criação de periódicos mensais pela ASSIESPE para divulgação dos eventos.

Também participou da reunião Leonardo Labres, representante da empresa de tecnologia Mercadoedu, que apresentou uma plataforma digital que organiza informações do Censo da Educação Superior. A explanação foi acompanhada também por Fábio Morais, da empresa Qualinfo, que desenvolve sistemas de tecnologia da informação para algumas Autarquias. 

O encontro também oportunizou a indicação de nomes para participar de eventos que serão realizados pelo CEE/PE e UEP. Também foi deliberado sobre a inclusão das Autarquias no Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, promovido pelos Ministérios da Educação e Justiça e Cidadania.  A criação de um conselho, dentro da Assiespe, que insira membros ad hoc também esteve em pauta durante o encontro, a sugestão recebeu atenção do presidente da Associação, Antonio Habib.