Um ano, este foi o prazo definido pelos 13 presidentes das Autarquias Municipais de Ensino Superior do Estado de Pernambuco para a implantação de compromissos deliberados durante um encontro que reuniu os representantes das Instituições. O I Fórum Regional das Autarquias aconteceu na cidade de Garanhus e levantou debates relevantes sobre a oferta de educação de qualidade no ensino superior do estado e discutiu também a qualificação dos docentes.
O evento foi realizado para celebrar os 18 anos da Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco (ASSIESPE), entidade responsável pela articulação de ações de fomento à educação superior no interior do Estado. O presidente da Associação, Antonio Habib, conduziu o evento ao lado do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE) e da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), representados por Ricardo Chaves e Suianne Melo, respectivamente. A abertura do evento contou com a presença da Deputada Estadual Priscila Krauser e a Vice-presidente da ASSIESPE, Giane Lira.
O Fórum possibilitou a troca de experiências e proporcionou o diálogo em torno de questões pertinentes ao funcionamento de todas as Autarquias, especialmente em um momento delicado de crise como o enfrentado pelas Instituições. Foram debatidos temas como tecnologia da educação, alternativas de financiamento, interiorização de programas para a qualificação docente e outros assuntos.
As discussões culminaram em uma carta em que todos os presidentes das IES assumem o compromisso de trabalhar em prol da continuidade do desenvolvimento de suas instituições e fortalecimento das ações conjuntas para tornar a Associação mais atuante no estado. Entre os compromissos estão: Garantir a profissionalização do professor, incentivando o desenvolvimento profissional docente; garantir que os concursos públicos realizados para Professores, priorizem profissionais com título de Mestrado e/ou Doutorado; implantar Comissões Própria de Avaliação – CPAs em todas as Autarquias e Núcleos Docentes Estruturantes – NDEs; fomentar o aumento da representação das Autarquias Educacionais no Conselho Estadual de Educação; incentivar a instituição da figura do Articulador institucional da ASSIESPE; constituir um consórcio das Autarquias Educacionais a fim de viabilizar a implantação do sistema para a Educação a Distância- EAD; viabilizar a realização de um programa de pós graduação stricto sensu para mestrado com autorização do Conselho Estadual de Educação; capacitar docentes estáveis para o ENADE em fevereiro de 2018.
O presidente da Assiespe, Antonio Habib, acredita que a definição dos compromissos é um importante passo para elevar a qualidade do ensino ofertado pelas Autarquias. “A Assiespe é uma entidade com quase duas décadas e que precisa estar alinhada com as exigências do universo da educação. Estamos formando os futuros profissionais, portanto, precisamos acompanhar todo esse dinamismo. Acredito que unindo forças estaremos daqui a um ano celebrando a implantação de todos os pontos levantados na carta”, defende Habib, acrescentando que a Assiespe estará perto das Instituições, prestando a assistência e incentivo necessários.