NOTÍCIAS

Presidente da Assiespe defende ampliação de bolsas do Proupe em encontro com procurador geral do Estado

Em passagem pela capital pernambucana, para cumprir agenda institucional, o presidente da Associação das Autarquias de Ensino Superior de Pernambuco – Assiespe, Antonio Habib, foi recebido pelo  procurador geral do Estado, Antônio César Caúla Reis, que abriu sua agenda para atender o representante das Autarquias.

A pauta do encontro versou, entre outros assuntos, sobre a continuidade do desenvolvimento das Autarquias  do Estado e a interiorização das oportunidades de ingresso ao ensino superior, especialmente para parte da população que não dispõe de recursos para arcar com as mensalidades. A democratização do acesso à graduação foi defendida pelo Prof. Habib através da ampliação das vagas do Programa Universidade para

Todos de Pernambuco – Proupe. O presidente da Assiespe argumentou durante a reunião que a expectativa é o retorno das cerca de 6 mil vagas destinadas ao Programa. Atualmente o número de bolsas é de 4.200.

“É indiscutível o apoio que recebemos do governo do estado, através da Secti e do CEE, para avançarmos na proposta de requalificação do Programa, que já foi sancionado pelo governador Paulo Câmara. Mas, ainda precisamos ampliar a quantidade de vagas no Programa para atender uma demanda excedente que temos em todas as Autarquias”, defende Habib.

Ao final do encontro, Habib agradeceu a cortesia do procurador geral, que se comprometeu em verificar junto à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti, como estão os encaminhamentos para a publicação do decreto que permitirá lançar o edital que poderá garantir a ampliação das vagas no Proupe.