NOTÍCIAS

Membros da Assiespe comemoram inserção de Autarquias no FIES

Nesta sexta-feira (26), na cidade pernambucana de Caruaru, o ministro da Educação, Mendonça Filho, oficializou a inserção das 13 Autarquias municipais de ensino superior de Pernambuco no cadastro do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES. Até esta data, apenas a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape fazia parte do Programa no estado. O presidente da Facape e também da Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco – Assiespe, Antonio Habib, acompanhou o ato ao lado dos presidentes de todas as Autarquias do Estado, comemorando mais uma vitória da Assiespe em favor da acessibilidade dos jovens ao ensino superior. Segundo Habib "Este ato poderá beneficiar mais de 5.000 (cinco mil) estudantes universitários, das Autarquias de Pernambuco". Também participaram do encontro o Diretor DIGEF/FNDE, Pedro Pedrosa e Vicente de Paula Almeida Júnior, Diretor da Secretaria de Ensino Superior Sesu.

 Além das Autarquias de Pernambuco, outras 98 instituições em todo o país serão beneficiadas. “Nós estamos liberando o acesso ao Fies aos estudantes das autarquias de ensino brasileiras. A partir daqui, esses estudantes terão acesso ao Fies, o que é um grande benefício, porque faculta oportunidade de acessar a educação superior por parte de milhares de estudantes em todo o país”, celebrou Mendonça Filho. “O Fies passa por uma transformação muito grande. É um leque de oportunidade que está sendo ofertado para todo o Brasil”, completou.

A mudança atinge instituições criadas pelo poder público municipal ou estadual antes da promulgação da Constituição Federal de 1988 e que não são mantidas total ou predominantemente por recursos públicos. A oferta de vagas por meio do Fies deverá ser restrita aos cursos não gratuitos dessas autarquias. Atualmente, apenas 14 autarquias municipais ofertam vagas pelo Fundo.