NOTÍCIAS

Ministro da Educação autoriza PIBID e Residência Pedagógica para Autarquias Municipais

A vice-presidente da ASSIESPE, professora Giane Lira, representou a associação em evento com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, realizado na cidade de Gravatá-PE, na manhã desta segunda-feira, 19.

Durante o Evento, que reuniu 118 dos 184 prefeitos de Pernambuco, Giane Lira assinou o termo de adesão das Autarquias Municipais ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica, ocasião em que também foi anunciado a liberação de 85 milhões para a educação básica de municípios pernambucanos.

A assinatura do Termo é essencial para que as autarquias municipais de ensino superior também possam se habilitar a participar dos programas de Residência Pedagógica e Institucional de Iniciação à Docência, responsáveis pela formação e capacitação de professores.

A vice-presidente da Assiespe lembrou que Pernambuco e São Paulo representam hoje 60% das autarquias do País, sendo 13 delas em Pernambuco, dando voz aos 20 mil alunos e mais de mil docentes. “Agradeço pela oportunidade de acesso ao PIBID e ao programa de Residência Pedagógica, pois fortalece os alunos do ensino superior que optaram pelas licenciaturas, pela tão nobre carreira de professor e que, a partir de agora, terão uma noção maior de ensino e aprendizagem, com práticas pedagógicas e incentivos”, afirmou a professora Giane.

A autorização dos processos seletivos ocorrerá mediante editais públicos que ainda serão lançados. O Evento foi realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento pela Educação, que montou uma estrutura para orientar prefeitos e secretários sobre os programas e projetos do MEC para os municípios. Além dos recursos para as Autarquias, foram liberados valores para a construção de escolas, creches, quadras poliesportivas, mobiliário, equipamentos e aquisição de 178 novos ônibus escolares, bem como diversos outros projetos no segmento.

Fonte: adaptada AESGA.